1. As equipes são formadas por quantos atletas?

A Maratona Petrobras de Revezamento terá equipes formadas por no mínimo 02 (dois) e no máximo 08 (oito) atletas.

2. Quais as distancias que cada atleta da equipe vai correr?

As equipes são livres de definir a quantidade, a ordem em que cada atleta deverá fazer no percurso. Contudo na categoria Juvenil se faz necessário que as 3 primeiras voltas do percurso sejam realizadas  por atletas do sexo feminino.

3. Qual a idade mínima para ser integrante de uma equipe de revezamento?

De acordo com a Norma 12 da CBAt, só poderão participar do evento atletas com Idade Mínima de 16 (dezesseis) anos, e apenas atletas maiores de 18 anos poderão completar mais de uma volta no percurso.

4. Existem categorias diferentes de competição para esse evento?

Sim, o evento é composto por 03 (três) categorias com caráter competitivo e 01 (uma) com caráter participativo. Na categoria com caráter de participativo não existe classificação, premiação ou bonificação. 

Categorias com caráter competitivo

  1. Feminina – equipes formadas exclusivamente por atletas do sexo feminino;
  2. Aberta – equipes formadas por ao menos 01 (um) atleta do sexo masculino;
  3. Juvenil –  equipes formadas por 8 atletas de até 19 anos, em que os 03 (três) primeiros trechos devem ser obrigatoriamente percorridos por atletas do sexo feminino.

Categoria com caráter participativo

c. Participativa – equipes formadas por ao menos 01 (um) atleta portador de deficiência;

5. Uma equipe pode ser formada só por homens ou só por mulheres?

Para as Categorias Aberta e Feminina, sim. As equipes podem ser formadas exclusivamente por atletas do mesmo sexo. No caso de serem formadas exclusivamente por atletas do sexo feminino deverão ser inscritas na Categoria Feminina. Caso a equipe seja formada por ao menos 1 (um) atleta do sexo masculino deverá será considerada uma equipe Aberta. Na Categoria Juvenil as equipes devem ser formadas por ambos os sexos.

6. Posso ter uma equipe com menos integrantes do que o previsto no regulamento e um, ou mais integrantes, correrem uma distancia maior?

Sim. O Coordenador pode inserir mais integrantes na sua equipe, desde que tenha disponibilidade de vagas e não excedendo o numero de 8 atletas na equipe.    Lembrando que o prazo limite para completar todas as informações e todos os integrantes da equipe é 7 dias antes do evento e aquelas que descumprirem esta data serão automaticamente desclassificadas, sem nenhum tipo de reembolso.

7. Como proceder para incluir mais um integrante na minha equipe?

Caso deseje incluir mais um integrante na equipe, o Coordenador da Equipe deve cadastrar os dados do novo atleta no sistema e enviar uma mensagem no fale conosco pedindo a inclusão do atleta. Lembrando que a inclusão só será permitida se houver disponibilidade de vagas e até 7 dias antes do evento.

8. Como proceder para substituir um integrante na minha equipe?

As alterações devem ser feitas pelo Coordenador da Equipe na Área de Inscrição dentro do site do evento. Lembrando que as alterações podem ser feitas desde que respeitem a escolha de Categoria no momento do pagamento e devem ser feitas até 7 dias antes do evento.

9. Quais os dados necessários para a inscrição de cada um dos atletas da minha equipe?

Para inscrição de cada um dos atletas será necessário:

a. Nome completo;

b. Sexo;

c. Data de Nascimento;

d. Número do CPF;

e. Endereço de e-mail;

f. Telefone de Emergência;

g. Tamanho da Camiseta;

h. Matricula de inscrição funcional, caso seja funcionário da Petrobras.

10. O que seria o “coordenador” de uma equipe e qual o papel dele?

O “Coordenador” de uma equipe é o representante e responsável da equipe no evento. Pode ser ou não um dos atletas que irá competir. Será o responsável pela seleção, formação, inscrição, pagamento, prazos, apresentação de documentos, retirada de kit e a veracidade das informações fornecidas perante aos organizadores.

11. Um “coordenador” pode coordenar mais de uma equipe?

Sim, um “coordenador”, mesmo sendo atleta integrante de uma equipe, pode ser responsável pelo trabalho de coordenar várias equipes. O recomendado é que se um atleta for “coordenador”, que ele evite coordenar várias equipes para não ter uma responsabilidade extra além de coordenar e correr a prova por sua equipe.

12. Quem deve fazer a Retirada do Kit da minha equipe? Posso pegar separadamente meu Kit?

O Kit da Equipe deverá ser retirado, de uma única vez, pelo Coordenador, ou outra pessoa que foi designado pelo mesmo no sistema de inscrição. Não sendo possível retirados os kits de forma avulsa e separada pelos atletas de uma mesma equipe.

13. Quais os documentos necessários para Retirada de Kit?

Para Retirada dos Kit deve apresentar os seguintes documentos:

– Documento de Identificação com foto de quem está realizando à Retirada dos Kits.

– Comprovante de Inscrição da Equipe

– Termos de Responsabilidade de TODOS os integrantes da equipe, inclusive do Coordenador.

– No caso dos participantes menores de 18 anos, o Termo de Responsabilidade deve ser assinado pelos responsáveis legais e entregar uma copia do RG.

– No caso dos participantes acima dos 60 anos, que optaram por descontos no momento da inscrição, devem entregar uma copia do RG

– No caso dos participantes que são funcionários da Petrobras, e optaram por descontos no momento da inscrição, devem entregar uma copia da Carteira Funcional.

14. Caso não consiga a quantidade de participantes necessária para fechar uma equipe, como posso participar?

Existe a Prova Individual (Solo) que consiste de 1 volta no percurso (5.275m) largando juntamente com a prova de revezamento.

15. Existe limite de tempo máximo para a conclusão da prova?

O tempo limite para conclusão de prova será de 04 horas e 30 minutos, contados a partir do aviso sonoro de largada.

16. Existe limite de vagas para inscrições?

Sim, exceto Rio de Janeiro e São Paulo, que terão até 7.000 (sete mil) vagas cada etapa, as demais têm limite de inscrição de 3.000 (três mil) atletas, não importando a modalidade ou categoria das equipes.

17. Qual a data de encerramento das inscrições?

As inscrições se encerrarão até 07 (sete) dias antes da data da prova desejada ou quando o limite de inscritos for alcançado.

18. Em que momento a inscrição de uma equipe é efetivada?

Respeitados os pré-requisitos definidos para cada modalidade e categoria da prova, a inscrição de uma equipe será efetivada no momento de confirmação de pagamento das inscrições de cada um dos atletas integrantes.

19. A ordem de largada dos integrantes de cada equipe pode ser definida na hora da prova?

Sim. A ordem dos atletas e a estratégia da equipe é de responsabilidade de seus integrantes. Apenas necessitando respeitar as demais regras dei regulamento.

20. Um mesmo atleta pode ser integrante de mais de uma equipe?

Não, um atleta só poderá ser inscrito em uma equipe.

21. Existe algum desconto específico no valor de inscrição?

Sim, existem duas possibilidades de desconto para o valor de inscrição:

  • Atletas com mais de 60 (sessenta) anos completos, conforme estatuto do idoso.
  • E para aqueles que fazem parte da Força de Trabalho da Petrobras, mediante solicitação do benefício no formulário de inscrição, a partir da validação do número de matrícula.

22. Se na hora da prova algum dos atletas da equipe não comparecer, o que acontece?

A equipe poderá substituir o trecho planejado pelo atleta que faltou por outro faltando da equipe da melhor maneira que convir, desde que os atletas inscritos na equipe completem as 8 voltas do percurso e respeitem as demais regras do evento. Lembrando que não existe devolução de qualquer importância paga para o atleta que faltar.

23. Como funcionará o revezamento em si no dia do evento? Existe alguma regra de definição de quem deverá correr primeiro dentro de cada equipe?

Todas as equipes, independentemente da modalidade e categoria em que foram inscritas, deverão obrigatoriamente dar 08 (oito) voltas completas no percurso de 5.275 metros, perfazendo um total de 42.195 metros acumulados. Para as equipes da categoria Juvenil os 03 (três) primeiros trechos devem obrigatoriamente serem percorridos por atletas do sexo feminino. Nas demais categorias cada equipe é livre para escolher a ordem dos atletas e a quantidade de voltas que cada atleta fará. Um atleta da equipe deve completar uma ou mais volta do percurso, mas realizando as trocas obrigatoriamente realizada na “Área de Troca” na arena do evento. Todos os atletas da equipe repetirão esse procedimento, até que a equipe some os 42.195 metros acumulados, em menos de 4 horas e 30 minutos.