Se a nutrição é importante para um bom rendimento na corrida, a hidratação é peça chave. Entretanto, como tudo na vida, deve ser equilibrada. Você deve ter cuidado tanto com a falta de hidratação, quanto com o excesso.

No suor perdemos também sais minerais, como o sódio e, caso beba mais agua do que deveria, seu estômago pesará e a concentração de sódio no seu sangue diminuirá. Resultado disso? Tontura, fadiga muscular prematura e hiponatremia.

Em atividades físicas com duração de mais de uma hora, recomenda-se o consumo de bebidas isotônicas. Elas ajudam a repor nutrientes ideais para o seu corpo, como vitaminas, minerais, glicose e carboidratos, além da hidratação.

Se o treino for curto, basta ingerir o suficiente para saciar a sede. Se for em torno de uma hora, vale a pena levar uma garrafinha e tomar pequenos goles durante o percurso.

Procure se hidratar diariamente, mesmo nos dias em que não for treinar. A boa hidratação é garantia de que seu organismo estará preparado para os desafios.

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Bons treinos!!

*Por Vanessa Gama. Nutricionista clínica, com experiência na área esportiva e estética há 12 anos, atuante em consultoria e assessoria nutricional. Palestrante e personal diet, presta atendimento e acompanhamento nutricional em consultórios e domicílios. CRN 06101172

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